Acupuntura




A acupuntura ou acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.


A acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.


Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: 

  • dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, tendinite, hérnia, ciática
  • gastrite,
  • depressão 
  • stress, 
  • distúrbios hormonais, 
  • insónia, 
  • problemas respiratórios
  • asma,  sinusite, alergias
  • distúrbios menstruais, 
  • paralisia facial, 
  • incontinência urinária.
  • ...

Na primeira consulta estabelece-se o diagnóstico, tanto na visão ocidental quanto na visão própria da acupunctura. Os pontos são seleccionados de acordo com o diagnóstico. 
Após a limpeza da pele com álcool a 70º, as agulhas descartáveis são inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15/20 minutos, e colocadas em contentor próprio para recolha posterior por uma equipa de recolha deste tipo de material. Durante o período no qual as agulhas estão inseridas, recomenda-se ao paciente não se mover. As sessões posteriores são aproximadamente iguais.
O Tratamento é composto, por consulta inicial, depois 8 sessões semanais, nova consulta, 8 sessões quinzenais, nova consulta e passa a sessões mensais.
Acabo cada tratamento de Acupunctura com uma breve massagem (Tuiná) nas costas.
A acupunctura complementa-se agulhas e fitoterapia chinesa. Que é baseado em virtudes terapêuticas das plantas medicinais.

Cinco efeitos colaterais mais comuns:

Melhora o sono
Mais energia
Melhora a concentração
Melhora a digestão
Diminui o stress.





Algumas Patologias:


Tendinite:


A conhecida inflamação no tendão



Porque surge?
Devido a repetições excessivas de um mesmo movimento. Este pode ser de trabalho ou até mesmo de lazer.
Por exemplo: rato do computador; ...
entre outras causas.


Sintomas?


alguns dos sintomas (pois estes podem ser muito variados), pode ser inchaço, dor, dificuldade de movimento, falta de força muscular (entre outros, estes são os mais comuns).

O que vos relato aqui hoje, foi um caso que me surgiu há uns dias, em que o paciente me chegou praticamente sem mexer o braço.

Foram efectuadas 6 sessões seguidas de acupuntura, acompanhadas com massagem tuiná. Ou seja, duas sessões por dia, durante três dias, e agora vem uma a duas vezes por semana (pois esta é uma situação já crónica).

Ao fim do primeiro tratamento, o paciente já movimentava o braço, e referiu menos dores.

O Mesmo não deixou de trabalhar, nos primeiros dias teve mais cuidado em não fazer determinados movimentos.

Ao fim do terceiro dia voltou a fazer o seu trabalho normal.



A tendinite é muito incomodativa e retira qualidade de vida, o que provoca irritabilidade a pessoa, pois quer fazer a sua vida normal e não o consegue.

Aqui deixo a minha partilha.


Energias cósmicas


Na Medicina chinesa o vento está relacionado com o corpo emocional, pois assim como as emoções encontra se em constante movimento. No homem, o vento está relacionado com as emoções que nunca se prendem em um estado mas que sempre se alteram. Por isso são as que mais danos podem causar à saúde. O vento que se move como brisa é como energia que circula livremente pelos meridianos. O vento que se prende e cria as tormentas é como a energia que se prende a uma emoção ou sentimento tornando se negativo. Raiva em excesso gera vingança e ódio. Amor em excesso gera ciúmes e vaidade. Na Medicina chinesa se diz que devemos nos proteger do "vento perverso", o vento emocional.